quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Preciosos Diamantes - A Influência da Mídia na Contemporaneidade

As mídias sociais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A todo momento e em qualquer rede, é possível vislumbrar postagens de todos os tipos que são feitas por milhares de pessoas conectadas as redes virtuais. São centenas de fotos, vídeos, textos e diversos outros tipos de conteúdo que são compartilhados de modo instantâneo e massivo. Segundo uma matéria publicada no Jornal Hoje, em março do ano passado, o Brasil já ultrapassa 100 milhões de usuários nas redes sociais, entre os quais merecem destaque o Facebook e o Twitter. Se antes as pessoas não tinham espaço nas grandes mídias, hoje é possível gerar conteúdo com grande facilidade. Neste sentido houve um grande avanço a favor da democracia. As pessoas não se contentam apenas em receber informação de forma passiva, a internet trouxe voz à maioria, que se expressa e interage por meio das redes sociais. O Estado, os governos as empresas e as instituições sabem que devem se adaptar a essa nova tecnologia, tornando assim a informação cada vez mais fácil e acessível.

Fica claro que a internet veio para democratizar, porém por vezes, nos deparamos com o uso inexperiente dessa ferramenta, com muitos comentários que causam repercussão, não por suas bases politizadas e conceituadas, mas pelo seu uso ainda imaturo, sem embasamento sólido e fonte de informação suficientemente confiável para formar opinião, oriunda e influenciada principalmente pela manipuladora mídia televisiva. 

Alguns dos principais assuntos que tem causado grandes repercussões dentro e fora das mídias vem demonstrando o quanto alguns segmentos da sociedade brasileira são preconceituosos, xenófobos e racistas. As redes sociais se tornou o ambiente central de disseminação da violência e do ódio. A tão falada "liberdade de expressão', que as redes sociais proporcionam,- "protegidos pela falsa sensação do "anonimato", alguns brasileiros se acham imbatíveis e donos da verdade -  é utilizada para exposição de pensamentos e condutas nocivas ao bom convívio humano, com agressões não só morais mas também físicas.

Todos esses acontecimentos representam a necessidade de repensarmos a nossa sociedade e nossas condutas para com o próximo; representam ainda a oportunidade de unirmos nossas direções em prol da vontade coletiva, digna e justa. Se as redes sociais servem para comentários sensacionalistas e antidemocráticos, que ao menos sirvam de porta de entrada para que pessoas realmente interessadas no assunto, possam ir em busca mudanças sociais que de fato vão ir além de comentários perfunctórios de pessoas que não possuem sequer interesse nos assuntos em pauta, as quais o mais substancial é o número de "curtidas" ou  "likes" que ela irá receber.

Priscila Nastroyanne - Estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário